“O ATOR” DE HERBERTO HELDER

27 março 2021

No dia 27 de março comemora-se o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

 

Para assinalar esta data, desafiámos 25 atores a lerem o poema “O Actor” de Herberto Helder.

 

Viva o Teatro! E vivam todos aqueles que o tornam possível!

 

 

Atores Ângela Pinto, Catarina Guerreiro, Custódia Gallego, Dalila Carmo, Diogo Infante, Gabriela Barros, Guilherme Filipe, João Didlet, João Pedro Jesus, João Reis, João Vicente, Jorge Mourato, José Pimentão, José Raposo, Marcantonio Del Carlo, Maria Henrique, Martim Pedroso, Miguel Raposo, Natália Luiza, Patrícia Tavares, Rita Salema, Sandra Faleiro, Sílvia Filipe, Soraia Tavares e Virgílio Castelo

 

 

MENSAGEM DO DIRETOR ARTÍSTICO

 

No Dia Mundial do Teatro, hesitei sobre o que escrever, numa época em que os teatros ainda estão fechados e há tantos atores e técnicos sem trabalho e sem um estatuto laboral que lhes permita um condigno apoio social. Pensei em relembrar a importância desta arte milenar no desenvolvimento das sociedades evoluídas, ou até escrever sobre o que significa o teatro na minha vida e como através dele encontrei o meu caminho como homem e como artista. Depois, lembrei-me de todos os atores que no último ano nos deixaram, sem aviso, sem que nos pudéssemos despedir. E  pensei imediatamente na Carmen, na minha Carmen. Ainda não me habituei à ideia.
Um mês antes de adormecer –  foi assim que partiu enquanto lia um livro depois do almoço – falámos por telefone. Tenho presente a sua voz límpida, vibrante e cheia de lucidez a dizer-me: cuida de ti!
Sei que a Carmen dispensa as minhas palavras de reconhecimento, pois o seu talento e o seu contributo para a história do teatro em Portugal ficarão impressos nas palavras dos seus livros, nos registos audiovisuais dos trabalhos que realizou e na memória coletiva de um país que não a esquecerá.
Mas, ainda assim, obrigado Carmen, por tudo…

 

Diogo Infante