2º CICLO DE CONFERÊNCIAS

2021/2022

Este ciclo de conferências está integrado na última etapa de uma investigação de pós doutoramento de Bruno Schiappa – CET (Ulisboa) e CREPAL (Sorbonne Nouvelle) –, que pretende questionar a relação entre Arte e Sociedade. Tendo partido de uma relação limitada ao Teatro e Sociedade, Schiappa reconheceu que se tratava de uma relação mais lata, uma vez que a Arte em geral tem impacto na construção da sociedade e do indivíduo, nesta ordem ou na inversa. O espaço e tempo de expressão que a Arte oferece, resultam num laboratório de (re)conhecimento do(s) indivíduo(s) e da sua psicologia. Eros e Thanatos estão interligados, uma vez que um tem as pulsões de vida que o outro depois faz desvanecer. Essas mesmas pulsões estão associadas à líbido conforme isolada por Freud. É a partir deste mote, dos teatros da mente e do corpo, que este ciclo propõe questionar como pode a Arte continuar a dialogar com o público sobre a(s) sexualidade(s) e, também, que sexualidade(s) poderão surgir num período pós pandémico.

O fantástico, a sedução dos sentidos, o erotismo, a fantasia e, claro, ainda e sempre, Aristóteles, serão temas de reflexão sobre a relação Arte e Sexualidade(s), que, sublinho, não é a mesma coisa que sexo e, muito menos, ato sexual. É muito mais do que isso!

Bruno Schiappa

 

Curadoria e Moderação Bruno Schiappa – CET (Ulisboa) e CREPAL (Sorbonne Nouvelle)

Supervisão e Consultoria Científica Fernando Guerreiro e Maria João Brilhante (Ulisboa)

 

 

SALÃO NOBRE, QUA, 15:00

 

6 OUT 2021 Bruno Schiappa

PENSAR A(S) SEXUALIDADE(S) E COMO A(S) PODEMOS (RE)CONHECER ATRAVÉS DAS ARTES

Questionar e revisitar o conceito de sexualidade. Confunde-se com a atividade sexual ou mais com a fantasia e o desejo? E como se podem identificar as várias sexualidades, a partir de pequenos indícios ou energias performativas? Como, e em que medida, o (re)conhecimento dessa diversidade altera ou molda o nosso pensamento? Haverá ainda lugar a uma apresentação informal, e não oficial, do MSTsite, que está a ser construído desde 2018, e que irá funcionar como depósito de contributos e das etapas da investigação, além de apresentar uma extensa bibliografia sobre o tema.

 

 

17 NOV 2021 Bruno Schiappa

A ESTIMULAÇÃO ERÓTICA E A SUBLIMAÇÃO SEXUAL NOS GÉNEROS DO FANTÁSTICO E DO HORROR
DRÁCULA E O MAL COMO ÁLIBI DO DESESEJO – COPPOLA VERSUS STOKER

 

15 DEZ 2021 Rui Cintra

A FANTASIA COMO REPRESENTAÇÃO MENTAL DA(S) SEXUALIDADE(S) E A SUA TRANSPOSIÇÃO PARA AS ARTES

 

16 FEV 2022 Maria João Brilhante

AINDA ARISTÓTELES: ETHOS E REPRESENTAÇÃO DO HUMANO

 

2 MAR 2022 Luís Castro

EROTISMO E FANTÁSTICO NOS PROCEDIMENTOS CONCEPTUAIS DA KARNART
UMA ABORDAGEM COMPARATIVA DOS CASOS DE HERMAPHRODITA (2015); COMMEDIA INFERNO (2016); IDÍLIO (2019) E CRATUZ (2021)

 

ENTRADA LIVRE
(Sujeita a marcação prévia: mstsite2018@gmail.com)