29 Jan - 05 Abr 2026
A GAIVOTA
De Anton Tchékhov
Versão e encenação Diogo Infante
Sinopse
Datas e Horários
29 JAN a 05 ABR
Qua a Sáb 21:00
Dom 16:30
Duração: 120m
Sala e Preços
Sala Carmen Dolores
10€ a 22€
Informação
Classificação
M/12
Escrita em 1895, A Gaivota é uma das mais emblemáticas peças de Tchékhov e é frequentemente considerada um comentário meta-teatral à natureza da arte e dos artistas.
Nesta versão atualizada, a ação passa-se numa propriedade rural isolada, onde são explorados os conflitos românticos e artísticos entre as personagens Irina Arkadina, Alexandre Trigorin, Constantino Treplev (filho de Irina) e a jovem Nina Zarechnaya. À medida que as suas vidas se vão cruzando e nos revelam os seus sonhos, ambições e frustrações, as personagens ganham fôlego nesta intemporal história sobre o poder, a fama e os sacrifícios que se fazem em nome da arte.
Depois de, em 1992, ter interpretado o papel de Nina na celebrada produção do Teatro da Graça, Alexandra Lencastre dá agora corpo e voz a Irina Arkadina, a diva do teatro clássico, cuja personalidade se impõe no palco e fora dele.
Ficha artística
De Anton Tchékhov
Versão e encenação Diogo Infante
Apoio à dramaturgia Margarida Tavares
Com Alexandra Lencastre, André Leitão, António Melo, Flávio Gil, Guilherme Filipe, Ivo Canelas, Margarida Bakker, Pedro Laginha, Rita Rocha Silva e Rita Salema
Cenografia Catarina Amaro
Figurinos Filipe Faísca
Desenho de luz Nuno Meira
Espaço sonoro Artur Guimarães
Assistência de encenação Flávio Gil
Fotografia cartaz e spot TV Pedro Macedo – Framed Photos
Produção Teatro da Trindade INATEL
CONVERSA COM O PÚBLICO
8 FEV / Dom. após o espetáculo
