Projeto Artístico

O Teatro

Projeto Artístico

Estes últimos dois anos foram marcados por sucessivas vagas pandémicas, que criaram várias condicionantes económicas, sociais e culturais no país e que nos impediram de ter uma atividade regular. Ficarão para a História como um período em que a nossa capacidade de resiliência e de superação foi testada a vários níveis. Temos a consciência de que este é um processo que ainda não está ultrapassado, mas quero agora acreditar que estamos melhor preparados para lidar com aquilo que o futuro nos reserva.​

 

Um projeto artístico não se esgota na programação, é uma lógica que contamina todas os departamentos e que consolida uma atitude coesa, com uma identidade própria, reconhecida e respeitada.​ O desígnio do atual projeto artístico do Teatro da Trindade INATEL tem sido honrar a sua história, contribuindo de forma relevante para a oferta cultural em Portugal, consolidando o prestígio da marca Trindade/INATEL, desafiando os públicos a refletir sobre a sociedade em que se inserem e a criar novos hábitos culturais, para que, juntos, possamos continuar a crescer e a evoluir.

 

Apesar da instabilidade internacional que vivemos, acreditamos que a Temporada 22/23 representa um período de recuperação e crescimento.  O eixo principal da nossa atividade tem sido e continuará a assentar em produções próprias de espetáculos de teatro com carreiras de longa duração, assim como uma oferta regular de concertos, maioritariamente integrados no Ciclo Mundos.

 

Aqui vos deixo a programação para a próxima temporada, 2022/2023, na expectativa de vos surpreender positivamente e de continuarmos a merecer a vossa confiança, lançando-vos reptos e provocações que vos desafiem a vir ao Trindade!

 

Diogo Infante

 

TEMPORADA 2022/2023

 

_____________________

 

 

Em dezembro de 2017, Diogo Infante assume a Direção Artística do Teatro da Trindade INATEL. O projeto artístico, por si pensado, procura tirar partido da localização privilegiada e das características históricas e arquitetónicas do Teatro, potenciando os recursos humanos, técnicos e financeiros disponíveis, visando a afirmação de um espaço cultural de referência na cidade de Lisboa, com uma identidade artística forte, numa lógica transversal e de abrangência de públicos.

Caracteriza-se por uma lógica de temporada Teatral, que vai de setembro a julho e que tem como eixo principal espetáculos de teatro com carreiras de longa duração. Dos clássicos aos contemporâneos, da comédia à tragédia, passando pelo musical, a oferta é diversificada, sem esquecer a escrita de textos originais em língua portuguesa, através do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, que, anualmente, promove e divulga novos valores literários na área do Teatro. O Ciclo Mundos, com um programa de concertos de world music promovido pela Fundação INATEL, no âmbito de uma parceria com o Festival Musicas do Mundo de Sines, completa, de forma integrada, a oferta que o Teatro da Trindade disponibiliza em cada temporada.

 

O Trindade rege-se pela ideia de que o Teatro é um espaço de partilha, de fruição artística, contribuindo para que a vida dos seus espectadores seja mais estimulante, mais plena, mais consequente. Promove o debate e a reflexão sobre o papel que todos, artistas e público, podem assumir na sociedade.

 

Somos o eco do passado numa memória do futuro que, juntos, queremos construir.