A Médica

12 Dez 2024 - 16 Fev 2025

A Médica

De Robert Icke
Encenação Ricardo Neves-Neves

©Pedro Macedo - Framed Photos

Sinopse

Datas e Horários

12 DEZ'24 a 16 FEV'25
Qua a Sáb 21:00
Dom 16:30
Duração: 120 min.
Dias 25 DEZ e 1 JAN não há espetáculo

Sala e Preços

Sala Carmen Dolores
10€ a 20€
Informação

Classificação

M/12

The Doctor, no original, é uma adaptação contemporânea de Robert Icke, da peça de 1912, Professor Bernard, de Arthur Schnitzler.

Piedade Lobo, Diretora Fundadora e professora do Instituto ALMA, recusa a entrada de um padre católico na sala de operações, onde uma rapariga está a morrer devido a um aborto mal feito e autoadministrado, por estar convencida que a presença do padre, não previamente autorizada pela família, provocará uma desnecessária ansiedade na jovem.

Depois da gravação da discussão entre a diretora e o padre se tornar viral na Internet, Piedade começa a ser alvo de fortes reações por parte de alguns colegas do hospital, por um crescente grupo de utilizadores das redes sociais e, por fim, por um painel televisivo constituído por ativistas de vários movimentos sociais. Cada um questiona as suas intenções ao proibir a entrada do padre, confrontando-a com as suas próprias convicções morais, éticas e religiosas, no que parece ser um julgamento público televisionado, acabando por conduzir ao seu afastamento profissional.

Ficha artística

De Robert Icke

Encenação Ricardo Neves-Neves

Com Adriano Luz, Custódia Gallego, Eduarda Arriaga, Igor Regalla, Inês Castel-Branco, José Leite, Luciana Balby, Maria José Paschoal, Pedro Laginha, Rita Cabaço, Sandra Faleiro e Vera Cruz

Figurinos Rafaela Mapril

Assistente de figurinos Elisabete Guerreiro

Cenografia Fernando Ribeiro

Desenho de luz Cristina Piedade

Desenho de som Frederico Pereira

Assistência de encenação Eliana Lima e José Leite

Coordenação técnica Cristina Piedade

Coordenação de produção / Comunicação e assessoria de imprensa Mafalda Simões

Produção TdE Eliana Lima

Produção Culturproject Nuno Pratas

Coprodução Teatro da Trindade INATEL, Teatro do Eléctrico, Culturproject, Teatro Nacional São João e Cineteatro Louletano

 

CONVERSA COM O PÚBLICO
5 JAN /Dom. após o espetáculo