03 Mar 2026
INATEL FREQUÊNCIA 440
ciclo de concertos
MAR&ILHA
PUÇANGA
Sinopse
Datas e Horários
3 MAR
Ter 21:00
Sala e Preços
Sala Carmen Dolores
10€ a 15€
Informação
Classificação
M/6
MAR&ILHA
MAR&ILHA é um projeto musical criado em 2019 na Ilha do Pico nos Açores, com o objetivo de celebrar a Viola da Terra açoriana, explorando a sua tradição, versatilidade e potencial.
A música do grupo cruza repertório tradicional, música de autor e influências da world music, estabelecendo pontes entre o imaginário insular e a diáspora açoriana.
O álbum de estreia, A Viola e a Viagem (2022), reúne temas tradicionais das nove ilhas, versões ligadas à diáspora e composições inéditas de autores açorianos contemporâneos.
O projeto apresentou-se entre 2022 e 2024 em várias ilhas dos Açores, no continente português e na Madeira. Em 2025, MAR&ILHA lançou o segundo álbum, Cordas Primas, que estabelece um diálogo entre a Viola da Terra e outros cordofones portugueses e brasileiros.
Voz Sara Miguel
Viola da terra e guitarra Jorge “Canarinho” Silva
Percussão Manú Teixeira
Convidado residente André Goulart
PUÇANGA
Puçanga é o projeto da cantora, compositora e produtora radicada em Portugal, cuja identidade artística se inspira no significado ancestral da palavra “puçanga”, associada a poções e remédios tradicionais.
A sua música caracteriza-se por vocais intensos e expressivos, linhas de baixo profundas e uma eletrónica experimental de forte impacto emocional.
Inspirado pelo folclore, pelas canções de resistência e por questões sociais contemporâneas, o projeto aborda temas como justiça social, feminismo e a complexidade das emoções humanas.
______________
INATEL Frequência 440 é um projeto cultural, lançado em 2025, que nasce da intenção de impulsionar a transformação do panorama musical português.
Com os olhos postos no futuro, procura criar novas oportunidades, dar visibilidade ao talento nacional, cujo trabalho é fortemente inspirado na cultura e música de raiz tradicional portuguesa, e fortalecer as ligações entre quem faz e quem promove a música em Portugal.
Na 1.ª edição, das 54 candidaturas rececionadas de norte a sul do território continental e insular, foram selecionados oito projetos por um júri de referência no panorama musical – Diogo Infante, Amélia Muge, Dino D’Santiago, Luís Sousa Ferreira e Mário Lopes.
Em março, são assim apresentados ao vivo os vencedores da 1.ª edição, uma oportunidade única para ficar a conhecer novos artistas nacionais emergentes num ciclo de concertos de quatro dias no Teatro da Trindade INATEL.
