15 Set - 30 Out 2022
Jesus, o Filho
Texto e encenação Elmano Sancho
Sinopse
Datas e Horários
15 SET a 30 OUT
Qua a Dom 19:00
Sala e Preços
Sala Estúdio
Classificação
M/16
O espetáculo “Jesus, o Filho” retrata o transtorno “hikikomori”; o isolamento, a exclusão social e a morte (in)voluntária. A vida é uma sucessão de perdas: dos sonhos, da coragem, da identidade, da liberdade.
O agressor da sociedade positivista contemporânea tornou-se invisível: Jesus foge e refugia-se em casa. Mas haverá um lugar seguro?
Este último texto da trilogia A Sagrada Família de Elmano Sancho (“José, o Pai”, “Maria, a Mãe” e “Jesus, o Filho”) é um “apokálypsis” (revelação, em grego), um auto da fé, uma imolação, um cerimonial poético-perverso sobre a despedida, o fim e a salvação.
Jesus, o Filho, sacrifica-se na esperança de se (nos) salvar; o sacrifício materializa-se através da confissão e do abandono progressivo do discurso. O espetáculo apresenta, como estrutura dramatúrgica/cénica, os passos da confissão: o exame de consciência, o arrependimento, a confissão e o cumprimento da penitência. O sacrifício íntimo de Jesus, o Filho, no espaço público da cena, é o ato de rebelião esperado; o combate para recuperar a identidade perdida no massacre desleal da vida quotidiana. Mas, redentora, a confissão não perde nunca a faceta dura do interrogatório: a exposição, a humilhação e a violência.
Ficha artística
Texto e encenação Elmano Sancho
Com Elmano Sancho, Joana Bárcia, Vicente Wallenstein e Ruy de Carvalho (voz-off)
Cenografia Samantha Silva
Desenho de luz Pedro Nabais
Figurinos Ana Paula Rocha
Assistência de encenação Paulo Lage
Coprodução Teatro da Trindade INATEL, Loup Solitaire, Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Bragança
Projeto financiado pela Direção-Geral das Artes
CONVERSA COM O PÚBLICO
2 OUT /Dom. após o espetáculo