Mamadou Diabaté

20 Nov 2018

Mamadou Diabaté

Burkina Faso

CICLO MUNDOS

weinfranz FOTOGRAFIE Promenade 4 A-4400 Steyr

Sinopse

Datas e Horários

20 NOV
Ter 21:00

Sala e Preços

Sala Carmen Dolores

Classificação

M/6

Mamadou Diabaté é um premiado mestre de balafon e compositor nascido no Burkina Faso. Descende de uma família tradicional “Jeli” de tocadores e contadores de histórias do povo Sambla. Tinha 5 anos quando iniciou a sua educação profissional na arte do balafon. O seu virtuosismo é extraordinário. A sua técnica permite solos em balafon que criam a impressão de que há 3 balafonoistas a tocar ao mesmo tempo. Desde 2001 já editou 11 albuns. O cd “Keneya” é o primeiro no mundo onde se grava a música tradicional de balafon do povo Sambla. Esta música é na realidade a língua Sambla transmitida através da música. Músicos que não falam esta língua não conseguem tocá-la no balafon. Mamadou Diababte & Percussion Mania é um projecto cuja formação é diferente de todas as outras do género na África Oeste. Diálogos musicais e duelos de balafons entre os irmãos Mamadou e Seydou são os momentos altos do espectáculo ao vivo. Em 2006 Mamadou abriu uma escola no país natal que acolhe mais de 550 crianças em regime de educação gratuita.

 

CICLO MUNDOS

Desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, no Teatro da Trindade INATEL, a iniciativa musical Ciclo Mundos – programa anual que abre caminho e dá espaço à música que se faz no mundo, protagonizando uma atitude que reflete e representa os valores e os grandes propósitos que enquadram a atividade da Fundação.
O Ciclo Mundos, pretende gerar sinergias e oferecer ao público uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista, com fortes raízes nas culturas populares, numa Lisboa multicultural, posicionando-se como um espaço plural que acolhe e celebra o legado intangível da Humanidade, reafirmando e projetando o seu respeito pelas tradições culturais.

Ficha artística