Mari Boine

26 Fev 2019

Mari Boine

Noruega

Ciclo Mundos

Sinopse

Datas e Horários

26 Fev
Ter 21:00

Sala e Preços

Sala Carmen Dolores

Classificação

M/6

Imagine o gelo e a neve da paisagem do Ártico, o frio amargo do vento do Norte, o indício de um azul irresistível sob um lago cristalizado. Feche os olhos. E comece a ouvir. A ouvir de verdade. Pressente-se uma voz antes mesmo desta se fazer ouvir. É incomparável. É uma voz que traz paisagem à vida com uma pureza hipnotizante; uma voz que representa mil anos de ligação ancestral a um espaço gélido e inflexível. Esta é a Mari Boine. Música. Compositora. Cantora. Uma desbravadora de géneros musicais com gosto por jazz, folk, rock e música do mundo. Uma artista cuja música é inspirada nas suas raízes Sámi. Uma mulher com a consciência de si, das suas origens e do que representam. Um ícone da música que inspirou artistas indígenas em todo o mundo. Mari Boine. Tem alma.

 

CICLO MUNDOS

Desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, no Teatro da Trindade INATEL, a iniciativa musical Ciclo Mundos – programa anual que abre caminho e dá espaço à música que se faz no mundo, protagonizando uma atitude que reflete e representa os valores e os grandes propósitos que enquadram a atividade da Fundação.
O Ciclo Mundos pretende gerar sinergias e oferecer ao público uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista, com fortes raízes nas culturas populares, numa Lisboa multicultural, posicionando-se como um espaço plural que acolhe e celebra o legado intangível da Humanidade, reafirmando e projetando o seu respeito pelas tradições culturais.

Ficha artística