(IN)EQUÍVOCO
O PODCAST DO TRINDADE, por Margarida Pinto Correia
O (In)equívoco é o podcast do Teatro da Trindade. Margarida Pinto Correia desafia criadores e interpretes dos espetáculos programados no Trindade a participarem numa conversa livre e informal. É um espaço de partilha e revelação, onde os artistas falam de si e dos seus processos criativos, de forma inequívoca.
Para além do seu conteúdo áudio estar disponível no Spotify, também tem conteúdos vídeo no Site, Facebook e Canal Youtube do Trindade.
Sobre o (In)Equívoco, Margarida Pinto Correia considera-o «Cirúrgico, mas intenso. Genuíno, mas preparado, como os melhores improvisos. (…) É um olhar tentativamente diferente sobre quem está mergulhado de corpo e alma nas peças que vamos ver, nós público. É ver à transparência para lá de personagens e encenadores, é “estarmos lá em casa” com quem ali vem. Às vezes conforta, outras desassossega. Mas sempre, deixa-nos mais perto.» in TL.
EPISÓDIO 18
Luísa Cruz e Miguel Guilherme são os convidados deste (In)Equívoco. Os atores de “A Peça para Dois Atores” contam-nos como mergulharam no universo deste texto de Tennessee Williams, como foi trabalhar, pela primeira vez, com Diogo Infante, encenador do espetáculo, e falam sobre a exigência de construir as várias camadas de que são feitas estas personagens .
O universo teatral, os bastidores, o teatro dentro do teatro e a saúde mental são temas que estão refletidos neste texto. De que forma os atores os trabalharam e levaram a cena? Qual o maior desafio para tornar percetível para o público este texto tão complexo? Sendo colegas de profissão há vários anos, existem pontos que os distinguem na forma como a exercem?
EPISÓDIO 17
Neste 17º episódio do (In)Equívoco, Margarida Pinto Correia conversa com o elenco de “Blasted” – Margarida Bakker, Bernardo Lobo Faria e Graciano Dias. Uma conversa a quatro, em que os atores falam da dificuldade em interpretar uma peça tão violenta e cruel, e de como o contexto atual de guerra influenciou a encenação e a construção das personagens. A preparação de cada um deles antes de entrar em cena e a forma como este texto tem moldado as suas rotinas, são pontos também abordados neste encontro.
EPISÓDIO 16
O novo episódio do (In)Equívoco tem como convidado o encenador do espetáculo “Noite de Reis”, em cena no Trindade, Ricardo Neves-Neves. Defensor da comédia, que considera menosprezada por muitos, fala-nos do desafio de levar a cena um dos textos mais conhecidos e apresentados de Shakespeare, da montagem do espetáculo e do trabalho com a equipa artística, dando-nos assim a conhecer alguns pormenores que fazem desta uma peça de sucesso. Numa conversa descontraída, abre-nos um pouco a porta do seu imaginário e partilha momentos da sua infância que contribuíram para a construção do seu universo criativo.
EPISÓDIO 15
David Gomes e Vera Cruz, intérpretes de “Nuvem”, conversam com Margarida Pinto Correia sobre a ligação que estabeleceram com o texto, o trabalho de construção das suas personagens, a encenação de David Gorjão.
Falam-nos também das suas experiências profissionais anteriores. David Gomes conta-nos como aconteceu a sua ligação ao teatro musical e à música. Vera Cruz, que participou em vários espetáculos da companhia de teatro GRIOT, refere as diferenças entre criar e interpretar.
“Nuvem” foi o texto vencedor da 4ª Edição Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais. O prémio, promovido pelo Teatro da Trindade INATEL e atribuído anualmente, foi criado como incentivo à escrita de textos originais em língua portuguesa, na área do Teatro.
EPISÓDIO 14
Depois de uma temporada de 4 meses no Teatro da Trindade e com mais de 30 mil espectadores, o espetáculo “O Diário de Anne Frank” regressa em 2023 ao Teatro Maria Matos, de 26 de julho a 8 de outubro de 2023.
O público que não conseguiu assistir a este espetáculo, terá agora uma nova oportunidade.
“O Diário de Anne Frank” estará em cena de quarta a sábado às 21h e ao domingo às 17h e os bilhetes já estão à venda na Ticketline.
EPISÓDIO 13
Elmano Sancho e Vicente Wallenstein são os convidados deste novo episódio. Elmano, autor do texto, encenador e ator de “Jesus, o Filho” partilha connosco o processo de criação da trilogia A Sagrada Família, da qual este texto faz parte, e reflete sobre a importância e o papel da família no indivíduo e na sociedade; fala-nos também sobre o processo de construção deste espetáculo e do seu percurso profissional. Vicente apresenta-nos a sua personagem, Jesus, e o desafio de chegar até ela, e conta-nos como foi ser dirigido pelo autor do texto. Reflete ainda sobre o tema da saúde mental, um assunto atual, mas ainda pouco discutido e aprofundado.
EPISÓDIO 12
A marcar o arranque do (In)Equívoco nesta nova Temporada, Margarida Pinto Correia recebe Beatriz Frazão, protagonista de “O Diário de Anne Frank”, e Marco Medeiros, responsável pela encenação da peça. Uma conversa informal sobre o desafio de trazer a cena uma história verídica e mundialmente conhecida; também sobre a necessidade de refletir sobre ela nos dias de hoje e reforçar o papel do Teatro enquanto agente educativo, transformador e agitador de consciências.
EPISÓDIO 11
Diogo Mesquita é Valentin e João Jesus é Molina em “O beijo da mulher aranha”. No novo (in)Equívoco, os dois atores falam sobre o primeiro encontro com este texto de Manuel Puig, o desafio de o trabalharem e o processo de construção das suas personagens. Nesta conversa, falam ainda da pertinência da apresentação deste espetáculo nos dias de hoje, do privilégio em fazer teatro num espaço intimista como a Sala Estúdio do Trindade, pela proximidade entre atores e público, e dos vários projetos em que estão envolvidos.
EPISÓDIO 10
No Dia Mundial do Teatro apresentamos um novo episódio do (In)Equívoco. E para assinalar esta data especial, temos como convidado o Diretor Artístico do Teatro da Trindade, o ator e encenador Diogo Infante. Numa conversa descontraída com Margarida Pinto Correia, partilha connosco a sua visão, como Diretor, para o Trindade, os desafios em contexto de pandemia e, agora, de guerra, e sobre o papel da arte na sociedade. Fala-nos da importância de apresentar uma comédia nos tempos incertos que se vivem e também sobre a pertinência dos projetos que programa, pela ligação que fazem com a atualidade. Revela-nos ainda o vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco e as razões que levaram o júri a premiar aquela obra.
EPISÓDIO 9
Inês Herédia e Vanessa Silva protagonizam “Chicago” e mais um episódio do (In)Equívoco. Margarida Pinto Correia conversa com as atrizes que dão voz e corpo a Roxie e Velma, nesta que é a última Temporada do musical. Neste encontro, onde é notória a cumplicidade entre ambas, falam sobre preconceitos, sobre os primeiros passos na representação e o percurso que percorreram até encontrarem a verdadeira vocação, o primeiro encontro em palco e a forte amizade que as une. A experiência de trabalhar com Diogo Infante, enquanto encenador, a forma como foram recebidas e integraram a equipa de “Chicago”, bem como as particularidades desta versão do espetáculo, foram outros dos temas que abordaram nesta conversa.
EPISÓDIO 8
Mafalda Lencastre e Pedro Lacerda são os convidados de Margarida Pinto Correia neste episódio que marca o arranque da nova Temporada do Podcast do Trindade. Mafalda e Pedro são os protagonistas da peça “Hora de Visita” de Pedro Goulão, vencedor da 2ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos textos Teatrais, que está em cena na Sala Estúdio até 24 de outubro.
Nesta conversa, entre outros temas, falam sobre a responsabilidade de levar a cena um texto inédito, o trabalho com o encenador João Reis e a construção das personagens que interpretam.
EPISÓDIO 7
João de Brito, ator, encenador e diretor artístico do LAMA Teatro, é o convidado de Margarida Pinto Correia, no 7º Episódio do podcast do Trindade. Nesta conversa, fala-nos sobre “Uma Casa de Bonecas”, o espetáculo que encena e que sobe ao palco da sala Estúdio do Trindade no dia 17 de junho, desde as razões que o levaram a trabalhar este texto, à escolha da equipa criativa. Partilha connosco aspetos relevantes do seu percurso académico e profissional, o seu trabalho com o público infanto-juvenil e reflete sobre o seu papel como “ativista cultural”, a partir do Algarve.
EPISÓDIO 6
Maria Henrique explica o porquê de levar a cena o espetáculo “Luiza de Jesus – A Assassina da Roda”, o qual encena e interpreta.
Partilha ainda connosco o seu processo criativo, fala-nos sobre a necessidade de observar e escutar o mundo que a rodeia e da sua paixão pela poesia e fotografia, que considera serem fragmentos da sua profissão de atriz.
EPISÓDIO 5
Dalila Carmo marca o regresso do (In)Equívoco. A protagonista de “Noite de Estreia” fala-nos do desafio de interpretar Myrtle Gordon e da sua forte ligação a este projeto. Fala-nos também sobre a construção das suas personagens, da importância do tempo, do papel do ator na defesa de causas. Relembra ainda as suas viagens e defende a importância da cultura na formação pessoal.
EPISÓDIO 4
Gabriela Barros, atriz e cantora, é a convidada do 4º Episódio do podcast do Trindade. Numa conversa informal, partilha connosco a experiência de transitar de um musical para um clássico de Shakespeare, fala-nos da importância e papel do humor no seu dia-a-dia, dos seus projetos em tempos de pandemia, das suas rotinas e atividades fora de cena. E apresenta-nos a sua Lady Anne, personagem que interpreta em Ricardo III.
EPISÓDIO 3
Custódia Gallego fala-nos sobre o espetáculo “Maria, a mãe”, no qual é protagonista. Fala-nos também sobre a perda, a saudade, os desafios profissionais e o seu papel de avó.
EPISÓDIO 2
Marcantonio Del Carlo e João Didelet partilham o desafio de levar a cena o romance de Javier Tomeo, “Amado Monstro”, o processo de criação, em período de confinamento, e o estado da cultura em Portugal.
EPISÓDIO 1
José Raposo fala-nos da sua participação no musical Chicago, onde interpreta Amos Hart e contracena com o filho Miguel. Relembra colegas e momentos que marcaram a sua vida nos palcos. A cultura em Portugal também é um dos temas abordados nesta conversa.
O podcast disponível nesta página, no Facebook, YouTube e Spotify.