(IN)EQUÍVOCO

O PODCAST DO TRINDADE, por Margarida Pinto Correia

 

O (In)equívoco é o podcast do Teatro da Trindade. Margarida Pinto Correia desafia criadores e interpretes dos espetáculos programados no Trindade a participarem numa conversa livre e informal. É um espaço de partilha e revelação, onde os artistas falam de si e dos seus processos criativos, de forma inequívoca. Para além do seu conteúdo áudio estar disponível no Spotify, também tem conteúdos vídeo no Site, Facebook e Canal Youtube do Trindade.
Sobre o (In)Equívoco, Margarida Pinto Correia considera-o «Cirúrgico, mas intenso. Genuíno, mas preparado, como os melhores improvisos. (…) É um olhar tentativamente diferente sobre quem está mergulhado de corpo e alma nas peças que vamos ver, nós público. É ver à transparência para lá de personagens e encenadores, é “estarmos lá em casa” com quem ali vem. Às vezes conforta, outras desassossega. Mas sempre, deixa-nos mais perto.» in TL.

 

EPISÓDIO 21

O ano de 2024 arranca com um novo episódio do (In)Equívoco, que tem como convidados Mariana Pacheco, Miguel Raposo e Sara Campina. Os três atores falam do sucesso do musical “Sonho de Uma Noite de Verão”, que por esta altura já se encontra com todas as sessões esgotadas. Neste encontro com Margarida Pinto Correia, falam também sobre a responsabilidade e o prazer de interpretar temas portugueses tão conhecidos e de como esses temas aproximam os espectadores desta história de Shakespeare. O trabalho com Diogo Infante, enquanto encenador e ator do espetáculo, o desafio de interpretar as suas personagens, a relação cúmplice de todo o grupo e os projetos em que se encontram paralelamente a trabalhar, são outros dos temas abordados nesta conversa.

 

EPISÓDIO 20

O episódio 20º do (In)Equívoco junta duas atrizes de reconhecido mérito – Lídia Franco e Rita Ribeiro. Nesta conversa, com Margarida Pinto Correia, falam sobre os seus percursos e planos futuros, sobre o processo de criação coletiva de “Requiem por Isabel” e o desafio de trabalharem um texto original. O reencontro entre as duas atrizes, a construção das personagens Lucrécia e Isabel, o sucesso deste projeto e a relação que nasceu dele, são assuntos também abordados neste encontro.

 

EPISÓDIO 19

Abrimos a nova temporada do (In)Equívoco com três atores do espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão” –  Carlos Malvarez, Sara Matos e Soraia Tavares. Uma conversa, cheia de humor, onde os convidados falam sobre o desafio que o encenador, Diogo Infante, lhes lançou: fazerem uma versão musical desta conhecida comédia de Shakespeare, onde têm que interpretar temas portugueses conhecidos do grande público, aqui integrados na história. Falam também sobre o processo de trabalho, da exigência e responsabilidade de fazer um texto de Shakespeare, do espírito de grupo e da boa relação entre toda a equipa, mas também do prazer que sentem ao ver o público surpreendido e envolvido nesta fusão inesperada. Conheça um pouco mais dos atores que dão corpo e voz a Puck/Filóstrato, Hérmia, Titânia/Hipólita.

 

EPISÓDIO 18

Luísa Cruz e Miguel Guilherme são os convidados deste (In)Equívoco. Os atores de “A Peça para Dois Atores” contam-nos como mergulharam no universo deste texto de Tennessee Williams,  como foi trabalhar, pela primeira vez, com Diogo Infante, encenador do espetáculo, e falam sobre a exigência de construir as várias camadas de que são feitas estas personagens .

O universo teatral, os bastidores, o teatro dentro do teatro e a saúde mental são temas que estão refletidos neste texto. De que forma os atores os trabalharam e levaram a cena? Qual o maior desafio para tornar percetível para o público este texto tão complexo? Sendo colegas de profissão há vários anos, existem pontos que os distinguem na forma como a exercem?

 

EPISÓDIO 17

Neste 17º episódio do (In)Equívoco, Margarida Pinto Correia conversa com o elenco de “Blasted” – Margarida Bakker, Bernardo Lobo Faria e Graciano Dias. Uma conversa a quatro, em que os atores falam da dificuldade em interpretar uma peça tão violenta e cruel, e de como o contexto atual de guerra influenciou a encenação e a construção das personagens. A preparação de cada um deles antes de entrar em cena e a forma como este texto tem moldado as suas rotinas, são pontos também abordados neste encontro.

 

 

EPISÓDIO 16

O novo episódio do (In)Equívoco tem como convidado o encenador do espetáculo “Noite de Reis”, em cena no Trindade, Ricardo Neves-Neves. Defensor da comédia, que considera menosprezada por muitos, fala-nos do desafio de levar a cena um dos textos mais conhecidos e apresentados de Shakespeare, da montagem do espetáculo e do trabalho com a equipa artística, dando-nos assim a conhecer alguns pormenores que fazem desta uma peça de sucesso. Numa conversa descontraída, abre-nos um pouco a porta do seu imaginário e partilha momentos da sua infância que contribuíram para a construção do seu universo criativo.

 

 

EPISÓDIO 15

David Gomes e Vera Cruz, intérpretes de “Nuvem”, conversam com Margarida Pinto Correia sobre a ligação que estabeleceram com o texto, o trabalho de construção das suas personagens, a encenação de David Gorjão.
Falam-nos também das suas experiências profissionais anteriores. David Gomes conta-nos como aconteceu a sua ligação ao teatro musical e à música. Vera Cruz, que participou em vários espetáculos da companhia de teatro GRIOT, refere as diferenças entre criar e interpretar.

“Nuvem” foi o texto vencedor da 4ª Edição Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais. O prémio, promovido pelo Teatro da Trindade INATEL e atribuído anualmente, foi criado como incentivo à escrita de textos originais em língua portuguesa, na área do Teatro.

 

 

EPISÓDIO 14

Depois de uma temporada de 4 meses no Teatro da Trindade e com mais de 30 mil espectadores, o espetáculo “O Diário de Anne Frank” regressa em 2023 ao Teatro Maria Matos, de 26 de julho a 8 de outubro de 2023.

O público que não conseguiu assistir a este espetáculo, terá agora uma nova oportunidade.
“O Diário de Anne Frank” estará em cena de quarta a sábado às 21h e ao domingo às 17h e os bilhetes já estão à venda na Ticketline.

 

 

EPISÓDIO 13

Elmano Sancho e Vicente Wallenstein  são os convidados deste novo episódio. Elmano, autor do texto, encenador e ator de “Jesus, o Filho” partilha connosco o processo de criação da trilogia A Sagrada Família, da qual este texto faz parte, e reflete sobre a importância e o papel da família no indivíduo e na sociedade; fala-nos também sobre o processo de construção deste espetáculo  e do seu percurso profissional. Vicente apresenta-nos a sua personagem, Jesus, e o desafio de chegar até ela, e conta-nos como foi ser dirigido pelo autor do texto. Reflete ainda sobre o tema da saúde mental, um assunto atual, mas ainda pouco discutido e aprofundado.

 

EPISÓDIO 12
A marcar o arranque do (In)Equívoco nesta nova Temporada, Margarida Pinto Correia recebe Beatriz Frazão, protagonista de “O Diário de Anne Frank”, e Marco Medeiros, responsável pela encenação da peça. Uma conversa informal sobre o desafio de trazer a cena uma história verídica e mundialmente conhecida; também sobre a necessidade de refletir sobre ela nos dias de hoje e reforçar o papel do Teatro enquanto agente educativo, transformador e agitador de consciências.

 

EPISÓDIO 11
Diogo Mesquita é Valentin e João Jesus é Molina em “O beijo da mulher aranha”. No novo (in)Equívoco, os dois atores falam sobre o primeiro encontro com este texto de Manuel Puig, o desafio de o trabalharem e o processo de construção das suas personagens. Nesta conversa, falam ainda da pertinência da apresentação deste espetáculo nos dias de hoje, do privilégio em fazer teatro num espaço intimista como a Sala Estúdio do Trindade, pela proximidade entre atores e público, e dos vários projetos em que estão envolvidos.

 

EPISÓDIO 10
No Dia Mundial do Teatro apresentamos um novo episódio do (In)Equívoco. E para assinalar esta data especial, temos como convidado o Diretor Artístico do Teatro da Trindade, o ator e encenador Diogo Infante. Numa conversa descontraída com Margarida Pinto Correia, partilha connosco a sua visão, como Diretor, para o Trindade, os desafios em contexto de pandemia e, agora, de guerra, e sobre o papel da arte na sociedade. Fala-nos da importância de apresentar uma comédia nos tempos incertos que se vivem e também sobre a pertinência dos projetos que programa, pela ligação que fazem com a atualidade. Revela-nos ainda o vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco e as razões que levaram o júri a premiar aquela obra.

 

 

EPISÓDIO 9
Inês Herédia e Vanessa Silva protagonizam “Chicago” e mais um episódio do (In)Equívoco. Margarida Pinto Correia conversa com as atrizes que dão voz e corpo a Roxie e Velma, nesta que é a última Temporada do musical. Neste encontro, onde é notória a cumplicidade entre ambas, falam sobre preconceitos, sobre os primeiros passos na representação e o percurso que percorreram até encontrarem a verdadeira vocação, o primeiro encontro em palco e a forte amizade que as une. A experiência de trabalhar com Diogo Infante, enquanto encenador, a forma como foram recebidas e integraram a equipa de “Chicago”, bem como as particularidades desta versão do espetáculo, foram outros dos temas que abordaram nesta conversa.

 

EPISÓDIO 8
Mafalda Lencastre e Pedro Lacerda são os convidados de Margarida Pinto Correia neste episódio que marca  o arranque da nova Temporada do Podcast do Trindade. Mafalda e Pedro são os protagonistas da peça “Hora de Visita” de Pedro Goulão, vencedor da 2ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos textos Teatrais, que está em cena na Sala Estúdio até 24 de outubro.
Nesta conversa, entre outros temas, falam sobre a responsabilidade de levar a cena um texto inédito, o trabalho com o encenador João Reis e a construção das personagens que interpretam.

 

EPISÓDIO 7
João de Brito, ator, encenador e diretor artístico do LAMA Teatro, é o convidado de Margarida Pinto Correia, no 7º Episódio do podcast do Trindade. Nesta conversa, fala-nos sobre “Uma Casa de Bonecas”, o espetáculo que encena e que sobe ao palco da sala Estúdio do Trindade no dia 17 de junho, desde as razões que o levaram a trabalhar este texto, à escolha da equipa criativa. Partilha connosco aspetos relevantes do seu percurso académico e profissional, o seu trabalho com o público infanto-juvenil e reflete sobre o seu papel como “ativista cultural”, a partir do Algarve.

 

EPISÓDIO 6
Maria Henrique explica o porquê de levar a cena o espetáculo “Luiza de Jesus – A Assassina da Roda”, o qual encena e interpreta.
Partilha ainda connosco o seu processo criativo, fala-nos sobre a necessidade de observar e escutar o mundo que a rodeia e da sua paixão pela poesia e fotografia, que considera serem fragmentos da sua profissão de atriz.

 

EPISÓDIO 5
Dalila Carmo marca o regresso do (In)Equívoco. A protagonista de “Noite de Estreia” fala-nos do desafio de interpretar Myrtle Gordon e da sua forte ligação a este projeto. Fala-nos também sobre a construção das suas personagens, da importância do tempo, do papel do ator na defesa de causas. Relembra ainda as suas viagens e defende a importância da cultura na formação pessoal.

 

EPISÓDIO 4
Gabriela Barros, atriz e cantora, é a convidada do 4º Episódio do podcast do Trindade. Numa conversa informal, partilha connosco a experiência de transitar de um musical para um clássico de Shakespeare, fala-nos da importância e papel do humor no seu dia-a-dia, dos seus projetos em tempos de pandemia, das suas rotinas e atividades fora de cena. E apresenta-nos a sua Lady Anne, personagem que interpreta em Ricardo III.

 

 

EPISÓDIO 3
Custódia Gallego fala-nos sobre o espetáculo “Maria, a mãe”, no qual é protagonista. Fala-nos também sobre a perda, a saudade, os desafios profissionais e o seu papel de avó.

 

 

EPISÓDIO 2
Marcantonio Del Carlo e João Didelet partilham o desafio de levar a cena o romance de Javier Tomeo, “Amado Monstro”, o processo de criação, em período de confinamento, e o estado da cultura em Portugal.

 

 

EPISÓDIO 1
 José Raposo fala-nos da sua participação no musical Chicago, onde interpreta Amos Hart e contracena com o filho Miguel. Relembra colegas e momentos que marcaram a sua vida nos palcos. A cultura em Portugal também é um dos temas abordados nesta conversa.

O podcast disponível nesta página, no Facebook, YouTube e Spotify.