12 Dez 2017
IVA BITTOVÁ & PAOLO ANGELI
Rep.Checa/Sardenha
Ciclo Mundos
Sinopse
Datas e Horários
12 DEZ
Ter 21:30
Sala e Preços
Sala Carmen Dolores
Classificação
M/6
Iva é uma artista consistente e completa como poucas: um dia é actriz de cinema, outro dia canta ópera; numa semana toca com DJ’s, noutra integra um quarteto de cordas clássico ou um grupo de jazz. O violino e a voz – que usa de forma desconcertante – são os instrumentos que mais marcam o seu trabalho. E marcam-no, para o espectador, de uma forma inesperada, porque não são poucas as vezes em que os usa ao mesmo tempo. Está na linha de grandes personalidades femininas da vanguarda musical, como Meredith Monk, Laurie Anderson ou Björk.
Paolo é um exímio intérprete e compositor para guitarra preparada, um instrumento de 18 cordas, híbrido entre guitarra, barítono, violoncelo e bateria. Com este instrumento singular, Angeli compõe e improvisa música entre a popular e o vanguardista, cruzando terrenos free jazz, folk noise e pop minimalista. A sua estética espelha o seu percurso, onde se contam encontros com mestres da música tradicional sarda como Giovanni Scanu, mas também colaborações com visionários do jazz como Fred Frith e Pat Metheny.
CICLO MUNDOS
Desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, no Teatro da Trindade INATEL, a iniciativa musical Ciclo Mundos – programa anual que abre caminho e dá espaço à música que se faz no mundo, protagonizando uma atitude que reflete e representa os valores e os grandes propósitos que enquadram a atividade da Fundação.
O Ciclo Mundos, pretende gerar sinergias e oferecer ao público uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista, com fortes raízes nas culturas populares, numa Lisboa multicultural, posicionando-se como um espaço plural que acolhe e celebra o legado intangível da Humanidade, reafirmando e projetando o seu respeito pelas tradições culturais.