Muzsikás

19 Nov 2019

Muzsikás

Hungria

CICLO MUNDOS

©Tamas Opitz

Sinopse

Datas e Horários

19 NOV
Ter 21:00

Sala e Preços

Sala Carmen Dolores

Classificação

M/6

MUZSIKÁS Hungria
Vencedores do prestigiado prémio WOMEX para World Music, após 44 anos de uma comprovada carreira, MUZSIKÁS é o grupo de música popular húngara com maior reconhecimento internacional. MUZSIKÁS teve um papel pioneiro na popularidade global que música tradicional húngara atingiu, sendo agora um nicho bem estabelecido no panorama da world music. As suas qualidades musicais únicas, conhecimento instrumental e versatilidade musical, permitem-lhes envolver-se em diferentes cenas musicais, colaborando com vários músicos e grupos conceituados, do tradicional e world music ao clássico, klezmer e jazz, e até mesmo ao rock alternativo. As suas performances excecionais já estiveram nos palcos dos maiores festivais e nas mais importantes salas de concerto, como o Carnegie Hall, em Nova York.

 

1ª Parte
LULA PENA

Com uma abordagem singular à canção popular global que a levou a conquistar devotos por todo o mundo, Lula Pena convida a fazer uma travessia pelo mundo da lusofonia através da sua música. A relação com o Brasil e a ligação ao mundo de língua portuguesa são uma constante no trabalho da guitarrista e intérprete. Lançou o seu disco de estreia Phados, em 1998 e o seu sucessor Troubadour, em 2010. O seu mais recente disco, Archivo Pittoresco, editado em 2017 pela editora belga Crammed Discs, é mais uma peça para entender o fascínio e a essência de Lula Pena. O álbum é um fluxo contínuo, em que as canções se entrelaçam umas nas outras sem nunca se atropelarem, uma viagem que passa por vários originais ou meio-originais de sua autoria.

 

CICLO MUNDOS

Desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, no Teatro da Trindade INATEL, a iniciativa musical Ciclo Mundos – programa anual que abre caminho e dá espaço à música que se faz no mundo, protagonizando uma atitude que reflete e representa os valores e os grandes propósitos que enquadram a atividade da Fundação.
O Ciclo Mundos pretende gerar sinergias e oferecer ao público uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista, com fortes raízes nas culturas populares, numa Lisboa multicultural, posicionando-se como um espaço plural que acolhe e celebra o legado intangível da Humanidade, reafirmando e projetando o seu respeito pelas tradições culturais.

Ficha artística